Nov 14, 2015

Bolo de abóbora com chocolate

Há tempos não testava um bolinho novo. Mas com toda a empolgação do Halloween, vi uma receita de cookies com abóbora, daqueles americanos bem fofinhos, que me inspirou. Tinha uns pedaços de cabochá cozidos aqui na geladeira, o Dani adora comer com um salzinho e azeite nas refeições, mas acho que a receita ficaria boa com outro tipo de abóbora também.

Como sempre, tento fazer minhas receitas usando o mínimo de potes possíveis e também sem batedeira ou liquidificador: detesto lavá-lo, acho que sempre fica um sujinho eca embaixo das lâminas, vou lá limpar e corto o dedo.

A receita é assim:

1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de óleo
1 ovo
1 xícara de abóbora cozida e amassada
1/4 de xícara de água
1+½ xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de sal
1 xícara de chocolate picado (ou gotas)

Coloque o açúcar, óleo e ovo em um recipiente e misture bem. Adicione a abóbora e a água, e misture um pouco mais. Para esta etapa, eu sempre uso um fouet, mas você pode usar um garfo grande.

Com a ajuda de uma espátula, incorpore os secos: farinha de trigo, fermento, canela e sal. Por último, misture o chocolate. A receita original pedia chocolate em gotas, mas não tinha aqui em casa, então peguei uma barra e cortei com a faca em pedaços pequenos.

 Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC até que um palito saia limpo quando espetado. A minha receita rendeu 16 bolinhos em forma de cupcake e assou por 25 minutos.

No comments: