May 22, 2014

A super básica salada de frutas

Outro dia me chamaram para fazer um almoço-reunião. Dez pessoas, algo tranquilo, brasileiro e simples. Tem pra todos os gostos, e a gente tira da cartola um almoço com a cara que precisar. Às vezes é comida leve, outras chiquetosas, mas neste eu pensei numa comida de mãe mesmo.

Fomos numa salada brasileira com a combinação que tem em toda casa de alface, tomate, palmito e etc, um caldo de mandioquinha - com bacon crocante! - e um picadinho de carne na cerveja acompanhado de arroz e farofa de banana. Pra sobremesa, levei pudim! Simples e clássico, fiz em casa na véspera. E, já que tem sempre alguém com restrições, resolvi deixar uma salada de frutas como opção.

Achei curioso porque quem me ajudou ali na cozinha a preparar tudo comentou que não era comum ver salada de fruta. "É coisa que teria no almoço na casa da minha avó." E, puxa! Como ela pode ser versátil, saborosa, saudável e agradar a todos com um ar tão brasileiro.

Então lá vai essa salada que eu fiz rapidinho. Eu sempre achei que salada de frutas não tivesse segredo, mas descobri que muitos não conseguem fugir de algumas combinações ou não tem idéia da quantidade de ingredientes e as proporções. Acho que a única fruta que não coloco é melão, e não porque não gosto, mas porque toda salada de frutas insossa americana tem pedaços enormes daqueles melões laranja e verde... É trauma mesmo.

Salada de frutas

1 abacaxi descascado e picado
1 limão
2-3 maçãs picadas
Suco de 3 laranjas pêra
4-5 bananas picadas
1 cacho grande de uva sem sementes
1/2 mamão formosa maduro picado

Vai tudo picadinho, misturado, colorido! Mas a dica que consigo pensar é em relação a ordem dos ingredientes. 

1. Pique primeiro o abacaxi. É o mais trabalhoso! Tire a fibra do miolo (eu adoro comer essa parte, a mais doce do abacaxi! Mas se não quiser, descarte). Veja se a frutaria não vende já descascado, mas pergunte se é feito antes de você levar pra casa, é melhor aprender a descascar um espinhudo do que pegar um velho.

2. Corte o limão ao meio. Assim que descascar as maçãs, esfregue o limão na superfície, para que elas não escureçam. Esprema o suco do limão em cima do abacaxi e coloque as maçãs picadas, misturando bem. A acidez evita que, mesmo cortada, a maçã fique escura. Pode colocar o suco de laranja aí também.

3. As bananas foram cortadas em pedaços pequenos, mas poderia ser em meia-lua. Como era um almoço de negócios, eu não queria deixar nada muito grande e pedaçudo, pra ninguém abrir aquele bocão, né?

4. Se você não tem uma faça afiada para cortar as uvas ao meio, use uma de serra. Eu não curto uva inteira, acho um charme assim, cortadas ao meio, mas é um pouco trabalhoso cortar uma a uma.

5. Por fim, o mamão. A cada ingrediente, eu vou misturando tudo, e por isso acabo deixando o mais mole por último. 

Algumas ideias: poderíamos ter folhas de hortelã picadinhas, um creme de leite (ou chantilly), há quem goste de um licor na mistura ou até uma pimenta! Ui! Já vi até trocar a hortelã por manjericão ou alecrim (eu deixaria o alecrim de "molho" no suco de laranja, mastigar um pedaço dele não vai ser muito agradável). 

O principal é o equilíbrio. O abacaxi poderia ser substituído por morangos ou kiwis, fazendo a vez do azedinho. Framboesas poderiam entrar no final, com cuidado porque também são bem delicadas. Mirtilos dariam um colorido incrível ao conjunto! Carambolas fatiadas e estreladas também ficam lindas e gostosas, mas aí os pedaços seriam maiores, para não ficar tudo picadinho e aquela estrela gigante. E se você curte melão, vai em cubos também.

1 comment:

Marilia said...

Adoro servir salada de frutas em casa (você sabe...). Pode ser super light ou misturada com um bom sorvete de creme ou cobertura de chocolate. Curti a dica do limão e de colocar os ingredientes mais duros primeiro e mais moles no final.Bjs