Dec 12, 2013

Pão de Cebola

Há alguns meses, alguém lá pelo mundo das redes sociais compartilhou uma receita de pão de cebola. Não me lembro quem foi. Se você estiver lendo essa receita e ela for sua, me conta, por favor?

Pois o tempo passou e resgatei a tal receita. Achei que tinha farinha e alho demais, resolvi reduzir essas quantidades. Falava em fermento fresco... Oh, well! Eu tinha o seco biológico, e foi esse mesmo. Pensando bem, com tantas alterações assim, mesmo que o autor dessa receita leia este post, provavelmente nem vai reconhecê-la!

Vale dizer que não sou fã de cebola. COMO ASSIM?! Então por que raios a pessoa faz um pão de cebola?! Porque tenho um marido que gosta de cebola, uai! E também porque minha relação de ódio à cebola se restringe a sua forma crua e crocante. Mas claro que eu fiz uma versão bem levinha, e lá vai:

Pão de cebola

Para a massa:
1 pacote de fermento biolófico seco de 10g
1 colher de sopa de açúcar
1½ xícara de leite integral morno
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de salsinha picada
½ cebola ralada
2 dentes de alho amassados
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
3 xícaras de chá de farinha de trigo

Em um recipiente, misture o fermento em pó, açúcar e um pouco de leite morno para diluir tudo. Deixe ali descansando. Cuidado para não colocar em um pote muito pequeno, pois a mistura cresce.

Em um outro recipiente grande (onde vá caber todo o seu pão), coloque o restante do leite, manteiga, azeite, sal, salsinha, cebola e alho. Misture e adicione a farinha de trigo integral. Coloque também a mistura do fermento e vá, aos poucos, colocando a farinha de trigo. Misture bem com as mãos.

A massa não pode ficar ressecada, mas ela fica leeeeevemente grudentinha. Ela tem que formar uma bola só e não deixar massa grudenta entre os seus dedos. Se esse for o caso, polvilhe um pouco mais de farinha, misture e faça isso até a massa parar de grudar. Sove por uns 10 minutos.

Eu untei uma assadeira com azeite e dividi a massa em 12 bolinhas pequenas. Pesei as bolinhas, elas tinham em média 70g. Coloquei uma ao lado da outra e deixei descansando por 1 hora, até dobrar de tamanho. Hoje o dia não está muito quente (uns 20 ºC), o tempo para a massa crescer depende do calor, da umidade do ar e da felicidade da massa também, portanto, faça uma massa feliz. Brincadeira, mas eu tenho a teoria de que fazer pão em um dia ruim, não dá certo.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC por 20-25 minutos, até a massa ficar dourada.

Para finalizar:
2 colheres de sopa de manteiga derretida
½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite

Misture todos os ingredientes e pincele sobre os pães. Ainda joguei uns flocos de sal Maldon (flor de sal em flocos), mas você poderia jogar sal grosso comum, alecrim ou nada mesmo. A receita original incluia um pouco de pasta de alho com a manteiga, mas achei que poderia ficar muito forte e não coloquei. Leve de volta ao forno até dourar, demora uns 5 minutos.

No comments: