Mar 13, 2013

Papinha com mandioca

Meu avô tem um sítio. Ele é agricultor desde sempre, minha mãe cresceu no sítio e foi morar na cidade grande só quando entrou na faculdade. Eu cresci brincando de arar a terra, andando de trator, colocando milho nos buracos da terra e vendo meu avô fazer saquinhos de papel de seda com cola de arroz para os passarinhos não bicarem os pêssegos.

Virei uma pessoa exigente, chata mesmo. Não existe feijão igual ao de lá. Nem pêssego. Nem mandioca. Ah, as mandiocas fresquinhas! Elas são tão macias que quase se desfazem quando fritas. E tempurá de mandioca então! Imagina um combinadinho de tempurá de nori e de mandioca, encostado no shoyu antes de comer. Coisa da minha avó.

Fiz uma encomenda no Sítio A Boa Terra, que entrega produtos orgânicos em casa. Pedi mandioca, que vem descascada e embalada, pronta para ser cozida. Chegou hoje de manhã e já está cozinhando. Me dá um certo aperto porque é a primeira vez que o Dani vai comer mendioca, e não é a do sítio do meu avô. Mas assim que as primeiras mandiocas forem colhidas, vão virar um purê! O tempurá eu deixo para minha mãe apresentar, só daqui uns anos...

Papinha com mandioca

500g de mandioca
1 maço de brócolis ninja
3 beterrabas raladas
1/4 xícara de lentilha
200g de carne
1 pedaço de cebolinha
Água para cobrir

Cozinhe tudo junto até a água secar, por mais ou menos uma hora.

Retire a carne e a cebolinha. Amasse com amassador de batatas. Eu pesco as lentilhas e amasso com um garfo, assim o Dani não reclama. Separe em 4 porções e adicione 1 colher de chá de azeite na hora de servir.


PS: cansou dos posts de papinha? Eu sei, essa nova fase é muito intensa, não faço mais quase nada na cozinha, e se você não está na vibe de filhos e etc, é um saco. Fiz no fim de semana uma colomba pascal, mas essa está mais pra bolachão crocante, então nem vou compartilhar a receita...

1 comment:

Carol do Val said...

Não cansei não!!! Mais posts de papinha! Aliás, livro de papinha!!! EEEEEEEEE
Bjs