Mar 5, 2013

Mais papinha e a vegeba

Desde que publiquei o post gigante das papinhas, fiz mais uma que ele gostou bastante:

500g de abóbora (tanto faz de pescoço ou kabotchá)
2 abobrinhas
4 mandioquinhas
200g de frango
1/4 de xícara de lentilha

Água, cheiro verde e azeite, como sempre.

Eu tinha comentado que ele não gosta de lentilha. Mas eu continuo tentando. Dessa vez, depois de amassar a mistura com o amassador de batata, amassei os grãos de lentilha que tinham sobrado com um garfo, e parece que não incomodou.

Percebam que não tem nenhum item da coluna dos tubérculos + macarrão, né? Acabei usando a mandioquinha como substituto.

Eu compro a abóbora descascada e cortada em cubos na feira, um pratinho tem 500g. 

Perguntaram como são os tais potes de vidro onde guardo as comidas. Tenho dois tipos, dá para ter uma ideia do tamanho deles na foto abaixo.


Hoje, sem querer, fiz uma papinha vegeba e lembrei de uma amiga vegetariana que não pretende dar carne à filha. Não tenho a intenção de repetir esta receita sem carne ou frango, eu esqueci mesmo. Mas o resultado ficou equilibrado, gostoso e foi aprovado pelo comilão, que devorou 280g.

1 maço de espinafre (separe só as folhas)
500g de abóbora de pescoço
1 xícara de feijão cozido
1/2 xícara do caldo do cozimento do feijão
2 batatas
20cm de cebolinha

O feijão foi cozido previamente em panela de pressão só com água (gente, sem bacon, cebola e alho, tá?!). Aproveitei e cozinhei mais 4 porções, que foram congeladas. Não é o ideal, mas não vale a pena cozinhar feijão para cada papinha.

Coloquei tudo em uma panela e cobri com água. Acabei batendo a mistura bem de leve com um mixer, o suficiente para as folhas de espinafre ficarem menores, mas ainda tinha umas casquinhas de feijão inteiras. Adiciono sempre a colher de azeite no final. Assim, as próximas de papinha estão sem, e só colocarei antes dele comer. Rendeu 4 porções de 280g.

No comments: