Nov 10, 2012

Nhoque sem sujeira

Adoro comer nhoque, mas detesto aquela coisa da farinha na bancada, ficar enrolando as minhoquinhas, cortá-las e depois colocar em água para cozinhar, trocar a água porque ficou cheia de farinha... Ai, preguiça só de pensar.

Se você se mexeu na cadeira só de ler essa meleca, seus problemas acabaram. Sabe aquele saco de confeiteiro para decorar bolos, fazer suspiros e massa de bombas de chocolate? Pois é, aquilo resolve a farinhada na bancada! E o melhor: a água de cozimento não fica grudenta, porque não há farinha nenhuma para fazer as minhocas. E quer saber mais uma vantagem? Quanto menos farinha, mais molinho fica o nhoque!

A única meleca que sobrou é lavar o saco de confeiteiro. É meio anti-meio-ambiente, eu sei, mas usei um saco de plástico descartável. Comprei nos EUA esse que é um saco de confeiteiro de verdade, não sei se é fácil de encontrar por aqui, mas acho que qualquer saco plástico mais firme serve. Vamos lá, gente, meu tempo é curto entre mamadas e sonecas!

Amarrei um barbante nas alças da panela, super-super esticado, e aí é só apertar o nhoque no saco e "cortar" no barbante, sobre água fervendo com sal. Assim que flutuar, tiro com uma escumadeira, escorrendo o excesso de água, e vai pro refratário. A única coisa é que a cada bolinha é necessário mudar o ponto de corte do barbante, se não todas caem no mesmo lugar da panela e podem ficar meio grudadas. A panela tem que estar bem cheia de água, se não ela espirra.


As laterais não ficam tão perfeitas como quando o nhoque é cortado com a faca, mas eu não me importo com esse ar mais rústico. Enquanto eu fazia os nhoques, deixei ali ao lado uma cebola refogando, um dente de alho, adicionei tomate, um pedacinho de cenoura ralada (meu segredo para um molho não ácido e sem adição de açúcar!), e depois tudo foi pro liquidificador, porque molho muito pedaçudo não é comigo. Falta só colocar o molho por cima, um queijinho ralado e vai forno pra gratinar.

E a receita do nhoque? Eu acho essa [receita da Dedo de Moça] infalível! Fiz o dobro da receita ontem para o jantar, e vai virar almoço de hoje também. Só que desta vez, com molho 4 queijos.

1 comment:

Carol do Val said...

Py!!! Que saco é esse? Acho fácil assim no walmart ou tem que ir em alguma loja mais especializada? Vamos para terras americanas no ano novo e eu vou aproveitar! :)
Ah, o bolo ficou uma delícia!!!
Beijoooooo