Oct 12, 2012

Casa em ordem, mente em paz

Já morei em tanta casa que nem me lembro mais. Foram mesmo muitas casas, 2 de mamãe, 4 durante a faculdade e 5 desde casada. Uma amiga muito próxima me falou uma vez que, independente do tempo que eu passasse em cada casa, eu sempre dava um jeito de deixá-la com uma cara pessoal. Com pequenos detalhes, uma passada ao Ikea mais próximo ou à Leroy, não há nada que não se resolva. Fortemente acredito que, por 2 meses ou 20 anos, nosso lar tem que ter nossa cara, nos passar uma paz de espírito e tranquilidade.

E casa nova sempre tem mil coisas pendentes. Eu me mudei literalmente da maternidade para a nossa casa, com algumas caixas ainda por aí, marido cuidando dos retoques finais da obra, sentindo um pouco a diferença tão nítida de house e home que não existe na língua portuguesa (talvez semi-traduzida para lar e casa). Há móveis que não chegaram, quadros embrulhados em papel pardo encostados no chão, ideias guardadas e escritas em papéis que algum dia serão implementadas.

Recentemente li um post do Apartment Therapy muito interessante sobre 10 coisas que nos fariam nos sentir mais felizes em casa. O título brega, com um quê de auto-ajuda em promoção, esconde alguns pontos bem legais. Isso veio bem na semana que minha empregada foi afastada por razões médicas, e tive meus dias de passadeira, faxineira, cozinheira e de bff com o aspirador de pó. Contei com a super mãe para passar roupas do Dani, me ajudar com as tarefas, mas oscilei entre a vontade de jogar tudo pra cima e deixar a cama bagunçada por 3 dias e uma certa felicidade-Monica-Geller em arrumar a cama, colocar lençóis novos e limpos. Vai entender.

Para quem quiser ler o post inteiro, basta clicar no link. Abaixo os 10 itens, alguns com alguns comentários pessoais.

1. Make your bed.
 
2. Bring every room back to ready.

3. Display sentimental items around your home. A foto não tem que ser perfeita, o cabelo pode estar meio bagunçado, mas um porta-retrato faz toda a diferença.

4. Start a one-line-a-day gratitude journal. Não faço, não pretendo fazer, mas parece interessante.

5. If you can't get out of it, get into it. Louças não somem. A cama não se faz sozinha. Então faça de uma vez e pronto. Mas elas se acumulam de tempos em tempos, e tudo bem.

6. Before you get up each morning, set an intent for the day. Faz muito sentido quando se tem um filho pequeno, nos primeiros dias de volta da maternidade.

7. Do small favors for your housemates, expecting nothing in return (not even a thank you!).

8. Call at least one friend or family member a day.

9. Spend money on things that cultivate experiences at home. Essa não precisava falar duas vezes! Investimento na cozinha para receber pessoas!

10. Spend a few minutes each day connecting with something greater than yourself. Independente da religião ou falta dela. Something greater pode ser um passarinho que vem tomar água na sacada. 

No comments: