Sep 5, 2012

Bolo Prestígio

O bolo desta semana ficou tão gostoso que, apesar de ser uma adaptação de uma [receita que eu já postei] - aquela dos cupcakes de chocolate - achei que valia escrever sobre ele. Então lá vai!

Em um recipiente, coloque os ingredientes secos:
1¾ de xícara de farinha de trigo
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ xícara de chocolate em pó (aquele do Padre mesmo)
50g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
Uma pitadinha de sal

Em outro recipiente, um pouco maior para caber toda a mistura final do bolo, misture com um fouet (ou dois garfos):
½ xícara de óleo
1 xícara de açúcar
Incorpore os 4 ovos, um a um. A partir daqui, troque o fouet por uma espátula. Sempre que for adicionar farinha à mistura, não bata muito, só incorpore com leveza para que o bolo não fique duro. Adicione, alternando, metade dos ingredientes secos, 1 xícara de buttermilk e o restante dos ingredientes secos.

Nesta semana, inovei: troquei o buttermilk caseiro (que se faz com 1 xícara de leite integral e 1 colher de sopa de suco de limão) pela mesma medida de iogurte integral natural. E deu certo!

Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e açúcar cristal (dá para ver na foto a crostinha que se forma no bolo!). Peguei uma barra de Hershey's Cookies 'n' Cream, piquei na mão mesmo em cubos e coloquei por cima. Eles afundam na massa. Nham.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 40-50 minutos, ou até crescer, ficar douradinho e um palito de madeira sair limpo quando espetado na massa.

No comments: