Aug 31, 2012

O bolo da semana passada

Onde foi parar a semana passada?
Passou tão correndo, quase na mesma velocidade em que o bolo aqui em casa acabou.

Não sei quem viu o delicioso post dos 7 anos do Comidinhas, da Ale Blanco. Foi emocionante ler um post de alguém que também tem essa vontade de fazer bolos caseiros nessa nova fase da vida. O marido também ficou mais tranquilo, não sou a única que sente esse desejo inexplicável pela comida de mãe.

E aí, claro, eu tinha que fazer o bolo de fubá que ela escreveu. Há tempos procurava uma receita gostosa, mas não consegui achar alguma. Tentei fazer um diet nas épocas da diabetes gestacional que foi uma catástrofe, parecia pamonha dura e velha.

Este bolo é ótimo, super fofo e molhadinho. Adicionei apenas mais coco ralado e a minha infalível colher de bicarbonato de sódio.

Ah, vale contar o que aconteceu em casa: fui pegar o fubá... E só tinha 1 xícara! Isso não é desculpa para não fazer o bolo, tá? Reduzi a receita toda, peguei uma forma menor e deu certo. Abaixo segue a receita original da Ale com os meus pitacos.

Bolo de Fubá do Comidinhas

1 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de fubá
3 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de chá de bicarbonato de sódio
4 ovos
50 gramas de coco ralado [eu usaria 100g, pois coloquei 50g no meio-bolo]
Um punhado de erva-doce seca [não sou muito de erva doce, então não coloquei]

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou na mão, com um fouet, em uma tigela. Deixe para acrescentar por último o fermento, o coco e a erva-doce. Misture bem e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até ficar dourado [aproximadamente 35-40 minutos].

E o bolo desta semana? Lembram do [bolo de chocolate]? Fiz de novo, adicionando à massa os 50g de coco que estavam sobrando na geladeira e também uma barra de chocolate branco Cookies'n'Cream que estava dando bobeira aqui. Está no forno, deixando a casa toda perfumada!

No comments: