Aug 17, 2012

É de cenoura

Amanhã, algumas amigas da faculdade virão aqui em casa pela primeira vez. Tem muita gente que não entende essa minha "frescurite", mas as mães que já foram de primeira viagem sabem como às vezes é difícil receber visitas.

O acúmulo de noites mal dormidas, os dias em que tomo café às 14:00 porque o Dani teve cólicas a manhã toda, a falta de banho - calma lá, ainda consigo tomar 1 banho por dia, mas tem dias em que ele acontece só no fim do dia - não nos deixam pessoas muito agradáveis. E temos que concordar que só mãe aceita levar uma resposta atravessada, é compreensiva e esquece 100% do seu mal-humor, né?

Para recebê-las em casa, fiz um bolo de cenoura. O formato cupcake não foi planejado, confesso. Achei que tinha 3 cenouras em casa, e só encontrei 2 na geladeira. O ovo também estava acabando, então tive que reduzir a receita original.

Este é mais um desses bolos que dispensam o "ingredientes e modo de preparo". Bata em um liquidificador 3 cenouras descascadas, 5 ovos, 1 xícara de óleo e 2 xícaras de açúcar. Despeje tudo em um recipiente e adicione 3 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Tenho colocado essa colher de bicarbonato em todos os meus útimos bolos e deixo descansar por 5 minutos. A massa fica meio fofa, e o bolo assado fica ainda mais fofinho.

Deixe assar em forno pré-aquecido a 180ºC até que o palito de madeira, depois de espetado, saia limpo. Um bolo grande, tradicional, demora uns 40 minutos. Os bolinhos assaram por 20 minutos e estavam prontos. Para 18 bolinhos, reduzi a receita para 2/3 da original.

Amanhã vai ter brigadeiro fresquinho self-service na hora de comer. Pensei em colocar em cima, decorá-los quase como cupcakes, mas acho que fica mais divertido servir em um pote, e cada uma colocar o quanto quiser. Acompanhado de um chazinho, só faltará a cartela de bingo e as bengalas apoiadas na parede.


No comments: