Aug 9, 2012

Bolo da semana: Chocolate!

Semana passada acabei fazendo uma criação que deu certo: bolo de maracujá (com pistache moído na massa), cobertura de brigadeiro branco e pistache torradinho picadinho por cima. Nem precisa dizer que a segunda-feira nem viu o cheiro desse bolo, né?

E pra essa semana eu queria algo mais simples. Pensei num bolinho de fubá, talvez um de milho, mas fui no velho e bom chocolate. Também queria algo prático, e peguei as forminhas de cupcake. É tão prático, né? Desembrulha, come e pronto!

Bom, e a receita? Gosto muito das receitas do livro da Magnolia Bakery, elas são infalíveis. Alterei algumas coisas e reduzi a massa à metade - afinal de contas, 9 bolinhos está de bom tamanho! E o melhor: não usei a batedeira, foi na mão mesmo, no melhor amigo fouet.

A receita é bem simples, nem precisa de passo a passo, vai assim, contando em frases como numa conversa com um amigo. Vou escrever a receita inteira, que rende 18 cupcakes, pois as medidas da receita reduzida são mais chatas.

Em um pote, misture 1¾ de xícara de farinha de trigo, ½ colher de bicarbonato de sódio, ½ xícara de chocolate em pó (aquele do Padre mesmo), 1 colher de fermento em pó e uma pitadinha de sal. Esses são nossos ingredientes secos.

Em outro recipiente, um pouco maior, pois toda a massa será misturada nele, coloque ½ xícara de óleo, 1 xícara de açúcar e misture bem com o fouet. Adicione 2 ovos, um a um, misturando bem também. 

Adicione, alternando, metade dos ingredientes secos, 1 xícara de buttermilk caseiro (lembram dele?) e o restante dos ingredientes secos. Sempre que adicionar a farinha à mistura, não bata muito, só incorpore com uma espátula, para que o bolo não fique duro. 

Eu adoro uma pitadinha de canela com chocolate, mas é opcional. Uma tampinha de extrato de baunilha também é bem-vinda. Pimenta? Enfim! Use a criatividade.

Não lembrou do meu buttermilk caseiro? Misture 1 colher de sopa de suco de limão com 1 xícara de leite integral e deixe descansando por 15 minutos. Essa mistureba vai talhar e ficar super estranha, mas funciona!

O segredo para bolos com bicarbonato de sódio é deixar a massa descansando uns 5 minutinhos depois de misturar tudo, e antes de virar na forma. Você vai ver que fica meio cheio de bolhas, fofinha. 

Divida a massa em 2 assadeiras de cupcakes, totalizando 18 cupcakes. Não tem a forminha de papel? Tudo bem, unte a forma com manteiga e açúcar. Pode-se também assar um bolão em uma forma untada com manteiga e açúcar. Sim, açúcar! Dá um crocante gostoso à casquinha, e combina com esse bolo que não é muito doce.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos. Devore quentinho, com uma colher de doce de leite em cima e um chá bem gostoso.

No comments: