Aug 25, 2011

Sopa pra esquentar e não estragar

Tem dias que a gente olha pra geladeira e fala: "Putz. Vou passar os próximos dias jantando fora de casa e tudo vai estragar! O que fazer?"

Foi isso que aconteceu comigo hoje. Amanhã duas queridas amigas vêm de férias para Sampa, e os próximos dias serão de belas comilanças. Mas eu tinha um monte de coisas na geladeira, o que fazer?

Vou contar como fiz a minha, mas não se prenda aos legumes em si. Use a criatividade, e o que a geladeira tiver para oferecer. Por isso, não tem lista de ingredientes!

Ralei uma cenoura.
Coloquei numa panela funda com um pouco de azeite e deixe refogar um pouco.
Adicionei duas mandioquinhas fatiadas, e refoguei um pouco mais. Eu [já contei isso], mas sempre refogo os legumes antes de adicionar a cebola, pois eles liberam seus aromas e a cebola não queima.
Foi um pouco de cebola e alho-poró bem fininho, até amolecer.
Se tiver alho, pode amassar e colocar também.
Também coloquei um pouco de couve-flor pré-cozida em água com sal que sobrou de ontem.
Cubra com um belo [caldo de frango caseiro]. Fiz um panelão de caldo há umas semanas e deixei congelado em formas de gelo. Parece complicado, mas é só jogar tudo numa panela e deixar fervendo.
Por fim, eu não tinha creme de leite, coloquei 1 colher de sopa de farinha de trigo em um copo, uns 2 dedos de leite, misturei bem e joguei na sopa, pra não ficar aguado.

Pronto! Falta só temperar com sal, pimenta e uma pitada de noz moscada. Quem falou que fazer um jantar saudável e equilibrado demora? E, como não tem batata, ainda dá pra congelar o que sobrar!

No comments: