Jul 6, 2011

Feijão sem pressão

Nem só de tartare, bechamel e beurre noisette se faz o repertório das aulas e técnicas que a gente aprende e ensina. Às vezes tem gente que pede uma tradicional cheesecake novaiorquina, um strogonoff de carne e até um feijão bem básico.

Lá no site da Dedo de Moça tem o passo a passo de um bom [feijão], e ele funciona muito bem. É engraçado que, no começo da aula, ninguém acredita que dá para fazer um feijão rapidinho, sem deixá-lo de molho de um dia pro outro. E quando a aula acaba... voilá! O grande segredo está em deixá-lo de molho na água fervente, que acelera o processo.

Mas aí veio a pergunta de um amigo solteiro, que mora sozinho e tem uma cozinha... minimalista: "Py, dá pra voltar do trabalho, ficar com vontade de comer feijão, ir ao mercado, fazer a compra e jantá-lo, sem a panela de pressão?"

Conversa de bar vai, chopp vem, expliquei como eu achava que daria para fazer esse bendito feijão. Até por não usar a pressão, dá para ir testando o ponto (argh, feijão semi-cozido deve ser muito ruim!), mas eu sinceramente não sabia quanto tempo ia demorar.

Hoje recebi um email... e deu certo! Olha como ele fez:

"Fervi a água e coloquei no feijão escolhido e lavado.
Depois de 30min foi o feijão + a água pra panela.
18min depois já estava bom.
Daí apliquei uma técnica que minha mãe me ensinou: tira uma concha de feijão num prato e amassa bem, até ficar uma papinha bem homogênea. Depois volta pra panela pra engrossar o caldo."

Obrigada pelo feedback! Já dizia o post que trocar a água elimina o estufamento indesejado, mas 'tá valendo, né?! Só espero que ele tenha se lembrado da cebola, bacon, alho, louro...

2 comments:

S.Ticumpenna said...

Nossa Py adorei o toque da receita e sua espontaneidade, foi minha primeira vez mas como dizem nunca me esquecerei e prometo voltar sempre, continue linda saudável e transmitindo sua alegria de viver a todos que merecem seu convívio. Bjs Linda.

Kassia Bernardo Schulz said...

Noossaaa vou mostrar agora pro maridão que morre de medo da panela de pressão. ..Assim ajuda mais nos afazeres da cozinha. ADOREI!!!