Jul 14, 2011

Bolo de mexerica

Vocês se lembram do bolo de [limão siciliano] do Jamie Oliver que eu fiz há algumas semanas, né? E ele me rendeu umas ideias muito boas, como substituir o cítrico.

Semana vai, semana vem, tem um MONTE de mexerica lá do sítio do meu avô na minha geladeira. Vendo que os sucos diários não dariam conta da gaveta de mexericas, resolvi testar a ideia do bolo.

Desta vez, fiz um bolinho simples, sem calda nem cobertura, com a forma de bolo inglês. Novamente, bati as claras em neve separadamente com uma pitada de sal e açúcar. Aliás, hoje uma aluna me perguntou: "Como sei se as claras estão em neve?" Quando você levantar as espátulas da batedeira, tem que ficar assim, ó:


Além da clara em neve, misturei as farinhas (de amêndoas e de trigo) com uma espátula de forma delicada, adicionei o fermento bem no finzinho e também substitui o suco e as raspas de 2 limões por 2 mexericas.


O que não me conformo é que sucos de frutas deveriam vir em quantidades mais padrão: quem nunca pegou um limão suculento ou aquele seco que dói? E aí, né? Enfim, sugiro 3 colheres de sopa de suco, seja de limão, laranja ou maracujá. Nham!

Ah, e apesar das tantas aulas de fotografia, essas foram do celular mesmo!

4 comments:

Lu said...

e ficou bom??

π said...

Lu, na foto ele ficou meio "verde" demais, mas ele ficou OTIMO! só falta a coberturinha de chocolate branco, mas os pneuzinhos agradecem.

Quer um pedaço?
bjs

luiza said...

ainda da tempo de querer? rs
É chocolate branco é imbatível, mas mexerica é sempre bom!

Mimi said...

belo bolo!!