Jun 18, 2011

Limão siciliano + papoula + chocolate Laka

Vocês se lembram do post anterior, da amiga que fez um bolo que ficou esquisitinho?

Então, hoje nós refizemos aquele bolo juntas! O bolo é do [Jamie Oliver] e tem uma cara super gostosa, mas fizemos  algumas adaptações para os ingredientes brasileiros e aos nossos gostos. O quê? Vamos lá:

1. O modo de preparo fala para incorporar os ovos à mistura de manteiga com açúcar. Eu bati as claras em neve separadamente, misturei com a manteiga e açúcar, e depois adicionamos as gemas.

2. Também pesamos todos os ingredientes, e descobrimos que 180g de farinha de amêndoas é um MONTE de amêndoas! Opa! Faltou 30g de farinha de amêndoas, então em vez de 125g de farinha de trigo, usamos 155g. Esssa é uma substituição que, feita moderadamente, funciona. Mas não dava pra substituir toda a farinha de amêndoas por trigo, e acho que tivemos sorte! ;)

3. A farinha de trigo americana com fermento - self-raising flour - é diferente da brasileira. Então usamos uma farinha comum + 1 colher de sopa de fermento em pó.

4. Para a calda - eu não sou muito fã de açúcar meio durinho em cima - derretemos uma barra de chocolate Laka em banho maria e adicionamos 1/3 de xícara de leite morno. Antes de colocá-la sobre o bolo, esprememos 1/2 limão siciliano, pra ficar mais molhadinho. Ficaram alguns pedacinhos de chocolate que eu adoro!

O bolo não é muito doce, acho que dava até pra abusar um pouco mais do chocolate branco. A papoula não é imprescindível, então dá pra fazer sem também. E pra variar, dá pra substituir o limão por suco de maracujá, morango, tangerina...

5 comments:

Fecamara said...

Tava bom!

Lu said...

humm... chocolate branco é tudo de bom e o bolo estava uma delícia!!
Agora quero experimentar a versão tangerina!

π said...

Lub! peguei um monte de mexirica do sítio do meu avô. Vamos fazer?! ;)

Marina Maria said...

Paula, que legal conhecer seu outro blog! Comentei lá no Dedo de Moça como já tinha feito essa receita e dado errado... vou tentar de novo com as suas dicas e te conto.

beijoca!

π said...

Boa sorte! =)
bjs