Apr 1, 2011

Foto de chorar... Literalmente

E lá vem coisa nova: comecei a fazer um curso na Escola Panamericana de Arte chamado [Foto Gourmet]. No começo até fiquei MUITO tentada a fazer o curso de formação em fotografia deles, mas achei que ainda não era o momento de fazer um investimento (de tempo e grana) assim tão grande.

Um grupo bem interessante de pessoas se misturou: somos dez alunos, sendo 2 fotógrafos profissionais, 5 chefs, uma cineasta-publicitária, uma jornalista e uma advogada. Deu pra imaginar a mistureba, né? Gente que manja pacas de fotografia, e outros que manjam pacas de comida, mas ninguém que manja pacas de tudo!

A primeira aula foi bem teórica, então acabei nem escrevendo muito sobre ela. Mas a aula de hoje teve nossa primeira prática: entender o modo AV da câmera, saber fotografar com luz natural em tripé usando foco automático, timer e refletor.

Imagino que para os fotógrafos tudo isso tenha sido bem básico, mas para a grande maioria da sala foi um belo aprendizado. E o meu grupo pegou... Cebolas!

Foram 55 fotos de cebolas. Cheguei em casa, organizei e anotei o que lembrava, o que fiz em algumas fotos, comparações, fotos que deram errado e porquê. Comparação de abertura, posição de refletor, etc etc. Não há nenhum tratamento de imagem (sem photoshop!) nem edição posterior. E esse print screen aqui foi o que melhor ilustrou o tema da aula.


A diferença entre as fotos é o fundo mais focado ou menos. Pros entendidos, um f/36 e um f/5.6. Para nós amadores, é saber se você quer mostrar o limão do grupo do lado ou não. Qual a sua favorita?

7 comments:

Mimi said...

Prefiro com o diafragma mais aberto, focando no primeiro plano! Isso porque foca no objeto principal mas ainda assim da uma ideia do fundo/contexto.

Dea said...

Gostei mais da com limao! :)

E gostava mais do fundo preto, mas vc nao pediu minha opiniao sobre isso. rs

Luiza said...

Prefiro a primeira foto pq na segunda apesar do fundo sem foco ser bacana não gosto da pontinha da cebola na frente sem foco tb, mas amei as fotos e tb o new look do blog!

π said...

Verdade! com o diafragma mais aberto, eu acabei forando ali na casquinha da cebola "despenteada", e os anéis ficam desfocados...

bjoca

Anonymous said...

Achei que faltou trabalhar com mais luz.
A da esquerda ficou melhor porem:
1-Trabalharia mais o tema
2-Usaria um refletor para nao deixar mtas sombras ou escolheria um local mais iluminado
3-molharia ou usava borrifador nas cebolas com agua


Enfim, comecou bem, saia dando mtos cliques sem medo que vc vai dominar naturalmente o foco. Nao esqueca de tb fucar o photoshop e saber como dar retoques.
boa sorte!

Renato said...

Gostei da iniciativa do aprendizado mas achei que:
1-Faltou luz, tente usar refletor ou procurar um lugar mais iluminado pois ficou estranha as duas cebolas de trás.
2-Definir melhor o tema e trabalhar com PS ou outro editor para dar uns retoques.
Eu ficaria com a da esquerda porque está com melhor definição e não deixaria de focar os limões depois de ter o trabalho de cortar uma fatia(o da esquerda) dele não é?
Mas é assim mesmo, tire muitas fotos, brinque muito, use filtros, trabalhe com macro, improvise foco de luz com abajures, use borrifador de água nos vegetais para dar aquelas gotinhas mágicas e quando vc menos esperar, estará apaixonada por isso...
Boa sorte!

π said...

Oba! Meu blog tem leitores entendidos no assunto! Respondendo aos comentários:

1. O desafio da luz foi grande mesmo, pois o dia estava nublado e sala de aula, com luz apagada.

2. Usamos um borrifador somente na parte cortada da cebola, e azeite na cebola do fundo da esquerda (da pra ver o brilho?!) como instrução, para entendermos o impacto disso.

3. O limão era do outro grupo, e teoricamente não deveria fazer parte da nossa foto, mas eu achei tão bonitinho o verde ali no fundo...

4. Outra instrução era mesmo não trabalhar com PS (Photoshop) ou qualquer outro editor de imagem.

5. Usamos refletores diferentes: branco, dourado e até um preto para entender o impacto nas fotos.

Obrigada, gente!

Vou (tentar!) lembrar desses comentários na próxima sexta-feira!