Feb 23, 2011

Yakimeshi

O yakimeshi está para os japoneses assim como o risotto está para os italianos: pega tudo que está sobrando na geladeira, junta um pouco de arroz e voilá! Tem-se uma refeição usando apenas uma panela!

Eu acho que já falei aqui no blog dos yakimeshis, e hoje fiz mais um para nosso jantar. Não sei nem como explicar muito bem a receita, pois peguei tudo que ia estragar na geladeira. Então lá vai uma receita meio diferente, em que quase todos os ingredientes são absolutamente substituíveis. Não tem lista de ingredientes nem modo de preparo, é quase uma historinha.

Primeiro procurei o arroz. Tinha um congelado dando sopa. Oba! Descongelei mais ou menos meia xícara. Aí achei um potinho de carne moída que sobrou também, era muito pouco para uma refeição para duas pessoas. Foi pra panela com uma meia cebola que usei ontem, uma colher de shoyu e uma colher de molho inglês. Colher de sopa? Deve ser, na verdade eu nem medi, só coloquei no olhômetro mesmo!

Aí tinham uns ovos também, que eu mexi e joguei em cima da carne moída, tudo na mesma panela. O ovo envolveu a carne, cozinhou e ficou por ali. E que mais? Achei alguns brócolis da salada do outro dia, um pedaço de cenoura (dessa mesma salada!) e foi tudo picadinho pra panela. Epa! E ainda tinha mais sobra da salada, uns tomates cerejas que até já estavam meio murchos. Corta ao meio e pronto!

E aí misturei tudo, coloquei sal, pimenta, um pouco de mostarda com mel e uma colher bem grandona de requeijão. Pra finalizar no prato, um pouco de batata palha e uma misturadinha final, logo antes de comer, pra batata não murchar.


E a lista de opções para o yakimeshi é imensa. Pode-se usar qualquer legume que esteja sobrando, presunto, peito de peru, um pouco de qualquer queijo... Fácil assim, né?

2 comments:

Marilia said...

Adoro mistureba!
Bjs

M said...

AMEI! Este eu sei (e consigo) fazer! rsrsrs

Bjos