Feb 27, 2011

Variada nos legumes

Adoro purê acompanhando a carne, mas às vezes me canso do de batata. E o couve-flor-nosso-de-cada-dia que acompanha como legume? Talves brócolis? Mas também enjoa, né?

Então ontem no jantar resolvi fazer algo um pouco diferente. Eu tinha uns croquetes congelados e pensei em algum acompanhamento para eles, além de uma saladinha básica. Sairam duas combinações diferentes:

1. Abóbora Kabocha ao shoyu
Essas abóboras são bem chatinhas para descascar, com aquela casca verde dura pra caramba. Comprei um prato lá no Hortifruti em que elas já estavam descascadas e cortadas. É super prático, mas exatamente por já estarem descascadas, não podem ficar bobeando na geladeira por muito tempo.


Numa frigideira, coloquei um fio de óleo vegetal e uma colher de chá de manteiga para refogar a abóbora. Elas ficaram douradinhas, e adicionei um "splash" de shoyu - acho que 2 colheres de sopa para um pratinho de 200g - e uma colher de sopa de açúcar. Minha avó falou que um splash de Mirim também ia bem, mas eu não tinha. Coloquei água até a metade da altura das abóboras e deixei cozinhar, com tampa, até ficarem macias. Sobra um caldinho adocicado pra servir por cima!

2. Purê de Mandioquinha com sal defumado

Essa é uma variação clássica, né? Mas ele ficou chique DEMAIS com duas pitadas de sal defumado. Uma dica pra quem for pros EUA ou estiver por lá: esses potinhos de especiarias da William Sonoma não são caros, e fazem um sucesso! Comprei o sal defumado, lavanda comestível, Chinese 5 Spice, semente de mostarda, um melhor do que o outro! Metido demais, né? Mas adorei!


E o purê é básico: 3 mandioquinhas cozidas em água e amassadas, 1 colher de sopa de requeijão (gringos: coloquem cream cheese ou um pouquinho de creme de leite), 1 colher de chá de manteiga e o sal especial. Pode colocar também uma pitada de pimenta e um pouco de queijo ralado.


Ah, e fica ainda mais tchans se você colocar um pouco desse sal por cima, na hora de servir. Outra ideia é misturar 50/50 mandioquinha e cenoura. O purê fica super bonito e laranja! Mas uma extra pitada de sal normal vai bem, pois ele fica muito doce.

No comments: