Nov 17, 2010

Do outro lado da mesa

Uma das provas que temos na FCI é o Midterm. Bem no meio do curso, no final do nível 3, somos julgados por uma banca de ex-alunos. É a primeira grande prova que fazemos, e vale 50% da nota do nível 3. Os vinte e quatro alunos são divididos em três grupos, e cada grupo tem três avaliadores. A ideia até é pegar pessoas que se formaram em anos e turmas diferentes, e dar um mix legal à banca.

A experiência do meu grupo foi bem traumática, pois infelizmente pegamos um grupo de pessoas não seguiam o critério de avaliação da forma que nos foi passada, e por serem todos de uma mesma turma, não tinha um equilíbrio mto legal. Houve uma situação chata, notas completamente fora da curva, discussões, enfim. Águas passadas.


E por que eu estou falando sobre isso? Foi a minha vez, fui convidada por um chef para fazer parte da banca. E exatamente por ter tido uma experiência ruim, lembrei do meu momento naquela boca do fogão. O stress, o suor, os nervos a flor da pele. E acredito que todos se esforçam ao máximo e levei em consideração não somente o que chegou ali, mas também ao esforço na cozinha.

O primeiro prato foi um consommé. Como se avalia? É bem interessante, e o chef nos explicou os parâmetros que ele passou aos alunos. O consommé não pode ser turvo, não pode ter gotas de gordura na superfície. Tem que ter notas de vegetais, mas nenhum pode se sobrepor a outro. Os legumes tem que estar todos cortados em cubos do tamanho de uma ervilha, e devidamente cozidos e salgados.

Tudo bem similar ao que nós aprendemos também, mas tem chefs que gostam de consommé mais claro, mais escuro, e tem vezes que o tomate está menos vermelho, mais vermelho, e é legal a gente saber, pois isso altera a cor do produto final. O meu chef dizia que o prato tinha que estar super super quente e o consommé tinha que chegar esfumaçando, mas esse falou que quentinho já estava bom.


E assim vai. Depois teve também um prato de peixe, porco e torta de maçã. Devo ter dado sorte, pois nada que recebemos - e olha que a gente recebeu oito de cada coisa! - veio ruim. Talvez um porco um pouco seco, uma batata um pouco queimadinha, um molho que não reduziu o suficiente, mas isso é questão de gosto, né? Senão as pessoas não pediam carne mal passada ou ao ponto!

2 comments:

Luiza said...

E afinal, que nota você deu? ;)
Bjos!

π said...

Só notão, Lu!
bjo