Oct 14, 2010

Quem quer pão?

A vida na cozinha ficou bem mais interessante depois que uma linda batedeira ver-me-lha Kichen Aid aterrisou por lá. Tem tanta coisa legal que dá pra fazer, pra descobrir e experimentar. Até pra saber mesmo se tem tanta diferença assim entre uma batedeira normal e uma planetária.

E realmente, acho que ela ajuda muito em algumas situações, mas não faz nada que você não consiga fazer normalmente. Por exemplo, sovar um pão: as planetárias tem aquele gancho super power que sova a massa por você. Também dá para usar o moedor de carne que se acopla, ou mesmo o esticador de massas. Mas mais uma vez, nada que você não consiga fazer com um pouco mais de trabalho, muito tempo e mega sujeira.

E nessa busca por coisas novas eu achei uma receita de pão muito interessante. Chama-se [Irish Soda Bread] e veio do programa Barefoot Contessa que passa no Food Channel. O pão não precisa crescer por horas nem a massa precisa ser sovada.

Ainda quero testar essa receita no Brasil e usar bicarbonato de sódio para saber se o resultado é o mesmo. Além disso, vai também na receita o buttermilk, que lembra um iogurte sem açúcar. Será que dá pra usar iogurte natural?

E pra variar, resolvi mudar algumas coisinhas, adicionar farinha integral e reduzir a quantidade de sal. Segue a receita!

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de baking soda
1 colher de chá de sal
½ tablete de manteiga cortado em cubos de 1cm
1+3/4 xícara de buttermilk
1 ovo

Pré-aqueça o forno 375ºF (190ºC) e coloque papel manteiga em uma forma.

Coloque as farinhas, açúcar, baking soda e sal no recipiente da batedeira e misture levemente. Incorpore a manteiga e misture em velocidade baixa até os pedaços de manteiga ficarem bem pequenos.

Em um recipiente, misture o ovo e o buttermilk e adicione aos poucos à mistura da batedeira. Coloque um pouco de farinha na pia e faça uma bola com a massa. A massa vai em cima do papel manteiga e direto ao forno por 45-50 minutos.


Outra opção é usar uma forma de pão retangular. O tempo de forno é o mesmo, só amasse os cantos e deixe a massa plana para que o pão não fique torto.


O pão quentinho fica ótimo com manteiga, doce de leite ou cream cheese. Depois de frio, guarde na geladeira em um saco plástico.

Se por acaso alguém testar essa receita no Brasil com o bicarbonato de sódio e iogurte natural, deixe um comentário contando o resultado =)

1 comment:

Caze (Renato Ramos) said...

eu AMO pão!