Oct 8, 2010

Noma - o livro

O [Noma] é um restaurante que fica lá na Dinamarca. Ele assumiu neste ano a primeira posição na lista dos [50 melhores restaurantes do mundo] e chamou muito a atenção por não fazer parte de uma das manjadas regiões gastronômicas do mundo. O restaurante valoriza muito os ingredientes nórdicos e os incorpora com uso de técnicas modernas em pratos maravilhosos.

No dia 4 de outubro o Chef René Redzepi lançou o livro Noma em inglês e, para a minha sorte, Nova York fazia parte do seu roteiro de lançamento. E mais sorte ainda que a William-Sonoma do Columbus Circle reservou seu espaço para que fãs, chefs e curiosos fossem ouvir um pouco mais sobre ele. Veja no vídeo abaixo.


[The idea of the book] was to create an extension of the restaurant, which I think we have. One of the most regrettable things for me running a restaurant like Noma is that it doesn't reach out to a lot of people. The fact that, you know, you have to be able to afford it. So even if you love great food and modern food you have to have a certain paycheck to be able to afford it.

So for us it was such a big point that we made a very high quality book that represents the restaurant, an extension of it so people can get an inspiration from it.


E ainda teve um gostinho de uma das suas sobremesas: Sea buckthorn and Beetroot Flødeboller e Spruce Granita. Sea buckthorn é uma frutinha que cresce em regiões de dunas, e foi combinada com beterraba num tipo de merengue que recheava o flødeboller, lembrando muito a nossa nhá-benta; a spruce granita é uma raspadinha de um pinheiro nórdico.


Se você estiver de passagem pela Dinamarca e quiser conhecer esse restaurante, prepare-se: as reservas são feitas pelo site com três meses de antecedência. No primeiro dia do mês eles recebem 30.000 clicks e no segundo dia do mês, as reservas estão todas esgotadas.

1 comment:

Fer Guimaraes Rosa said...

que bacana, Py! :-)