Sep 12, 2010

Gnocchi

Recebi visitas muito legais nessa última semana. Aliás, testei a mesma receita de cookies com uva passa e coco, e ficou ótima!

O meu grande desafio foi agradar o paladar de todos: a casa tinha uma combinação difícil com um que não come vários legumes e outro vegetariano. Usei a criatividade e sairam alguns jantares até que legais. Dentre eles, um típico mac'n'cheese feito com queijos gruyere, asiago, fetta e gorgonzola, e também uma lasanha com molho de tomate, ricota, espinafre e bechamel.

E hoje, depois que todos foram embora, fui ver o que tinha sobrado na geladeira. Achei umas batatas, uns tomates e procurei uma receita de gnocchi no [Epicurious]. Fiz algumas adaptações e ela segue abaixo.


Massa do gnocchi

500g de batata
1 ovo
2 colheres de sopa de iogurte
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de trigo integral
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de noz moscada

Cozinhe as batatas em água fervente até ficarem macias. Descasque, amasse e espere ficarem mornas.

Misture o ovo e o iogurte a parte. Bata o suficiente para quebrar a gema.

Em um recipiente, misture as duas farinhas, o sal e a noz moscada. Pegue mais ou menos 2/3 da mistura e forme um anel na bancada da cozinha. Coloque a batata no meio do anel, e misture levemente. Acrescente o ovo e o iogurte.

Não se pode sovar a massa, para não endurecer. Misture de leve com as pontas dos dedos até ficar homogêneo. Se ainda estiver grudando, coloque o restante da farinha aos poucos.

Pegue uma bolota de massa e estique na bancada polvilhada com um pouco de farinha, fazendo cilindros de um pouco mais de 1cm de diâmetro. Basta cortar com uma faca em pedaços de 1-2cm.

Cozinhe os pedaços em água fervente por 5 minutos. Coloque em uma assadeira ou travessa com azeite para não grudarem.

Molho

1 cebola média picada
2 colheres de sopa de óleo
350g de carne moída
800 de tomate "pelado" em lata
1 cenoura ralada bem fina
2 ramos de alecrim
salsinha picada
sal e pimenta

É um molho bem simples: refogue a cebola em óleo, junte a carne moída, e assim que estiver cozida, coloque o tomate, cenoura, alecrim, salsinha, sal e pimenta. A cenoura quebra a acidez do tomate e é o meu segredinho de um bom molho de tomate.

Coloque o molho sobre o gnocchi e um pouco de queijo ralado. Leve ao forno por 10-15minutos, ou até o queijo derreter.

No comments: