Aug 22, 2010

Swedish Meatballs e Daim tart

Para todas aquelas pessoas que já foram ao IKEA e comeram um pratão de meatballs com molho tipo gravy, purê e uma mistura esquisita de umas bolotinhas vermelhas: sim, esse prato existe!

Um dos "to-do's" da minha lista era comer uma Swedish meatballs na Suécia. E uma de verdade, com carne de verdade, e não a gororoba esquisita que fica ali requentando o dia inteiro lá no IKEA. Por conta do pequeno imprevisto que aconteceu na nossa viagem, eu acabei matando a vontade graças ao serviço de quarto do hotel. No nosso último dia, pedi um pratão das meatballs no quarto!


E o que eu achei? Vamos lá: essas eram almôndegas de verdade. Muito bem feitinhas, suculentas e saborosas. O molho gravy é bem comum, assim como o purê. E as frutinhas? São lingonberries. É uma frutinha rica em vitamina C e geralmente servida na forma de geléia. Elas são bem comuns pela Escandinávia inteira - aliás, um belo prato de almôndegas com purê e lingonberries pode ser encontrado em vários lugares, e comi um bem gostoso também na Noruega.


Para eles, as almôndegas fazem parte de um prato típico de inverno, naqueles dias de caminhadas longas pelas montanhas fazendo crosscountry-ski. Não que a gente tivesse tanta caloria pra queimar, mas ainda assim comi esse pratão de almôndegas com batatas e lingonberries, que vinha com um repolho misturado com sour-cream que não gostei tanto.

E a Daim tart? [Daim] é um caramelo crocante com amêndoas coberto de chocolate. É um chocolate bem comum que se encontra em qualquer supermercado ou 7Eleven. A torta, que também conheci lá no IKEA, leva camadas de uma massa com farinha de amêndoa, buttercream e chocolate ao leite.


Maravilhosa! Para a minha felicidade, encontrei em Estocolmo e também em Helsinki! Mas essa não era tão diferente da do IKEA não. Ainda bem, quando der aquela saudade, é só pegar um metrô até o Brooklyn, comer uma tortinha e aproveitar a ida pra comprar umas coisitchas legais e baratas pra casa.

1 comment:

Marilia said...

Gosto muito de boas meatballs. Quando era criança e tive hepatite passei semanas comendo isso. Era a unica coisa que me apetecia!