Jul 24, 2010

Prova Final

A prova final é algo bem emocionante. Você estuda, estuda, estuda. Tenta memorizar receitas, procedimentos, trabalha em uma programação dos pratos. Tem a pressão de cozinhar dois pratos em uma manhã para uma banca de chefs e bambambam conhecidos do mundo da gastronomia de NY.

E como funciona? Às 8:30 da manhã chegamos na FCI e tiramos o sorteio dos pratos. As opções são entrada e carne ou peixe e sobremesa. Há quatro possíveis combinações, algumas mais fáceis, outras mais elaboradas. Você tem 10 minutos para consultar o livro, fazer anotações de ingredientes e tem que reproduzir a apresentação no prato que é feita no próprio restaurante, o L'Ecole.

Eu peguei a combinação peixe-sobremesa que envolvia vieiras com tartar de beterraba, alcachofras e molhinho de tomate. A parte mais chata é cortar a beterraba em cubos perfeitos de 3mm de lado.

Além disso, minha sobremesa era a mais complicadinha e com muitos componentes: um trio de chocolate com bolinho floresta negra, sorvete de malte de chocolate e uma torta Napoleon com pastry cream de chocolate.

Os meus pratos tinham que sair pela porta da cozinha exatamente às 1:23 e 2:09. A cada minuto pontos são descontados da nota final, e com um atraso de mais de 10 minutos é muito difícil conseguir uma média geral acima de 7, e qualquer pessoa com menos de 7 tem que refazer a prova.

Depois de fazer tudo isso, de não almoçar e de mal tomar água, somos apresentados a nossa banca, que critica cada prato que recebeu. Ah, com um detalhe: uma tacinha de champagne pra cada um dos cozinheiros! Vou ser sincera e dizer que mal lembro do que os juízes me falaram... Ops! O alívio e sensação de dever cumprido + essa bendita taça me deixaram com a cabeça meio voando.

Uma hora depois saem as notas - viva a internet - e fiquei muito feliz pois todos da minha sala passaram. Mesmo os mais devagarzinhos, os com mais dificuldade, os que não cortam legumes tão rápido e os bagunceiros. E é hora de comemoração, de ir pro bar da esquina muito bem acompanhada dos colegas e amigos que vi todos os dias durante 6 meses. E também de alguns dos nossos chefs favoritos!

2 comments:

Marilia said...

Fantástico!

Anonymous said...

Parabéns!