Jul 15, 2010

5 Days to go

Quatro dias e uma prova. É isso que falta pra acabar meu curso. Sim, aquele curso que duraria seis meses, e realmente durou todos esses meses que passaram voando. Se você ao ler esse post está pensando: "Mas parece que li ontem que ela tinha começado a estudar!" então imagine como eu estou me sentindo.

Aliás, são muitos sentimentos diferentes. Primeiro parece que não faz tudo isso. Mas eu penso em todos os pratos que já fiz, e parece que nem caberia em 6 meses. E aí o próximo pensamento é sobre onde é que foram parar todos esses pratos? Será que eu lembro como eles são feitos? Será que eu aprendi tudo isso mesmo? Será que eu realmente deixei de ser só uma boa cozinheira para receber esse "título" de chef?

Outro pensamento que me ocorreu é sobre como o meu paladar mudou. Eu continuo gostando e desgostando das mesmas coisas. Hoje eu consigo comer vieiras e cogumelos para saber se estão bem feitos, com temperos adequados, mas não aprendi a gostar de nenhum deles. Ainda detesto pimentão. Como lagosta e não vejo graça. E continuo amando arroz-grude japonês com ume-boshi. Como chocolate belga carésimo, mas não resisto a uma caixa de Bis branco.

Também aprendi a cozinhar com especiarias muito diferentes, o volume de potinhos no armário da cozinha aumentou significativamente. Também aprendi a fazer um melhor uso do sal e da pimenta moída na hora, mas ainda acredito que alguns dos meus chefs tem o paladar extremamente afetado pelo cigarro, e esperam uma quantidade de sal além da necessária.

Ainda critico os cozinheiros e chefs fumantes e farei isso todos os dias. Pra mim é um paradoxo pior do que do médico fumante, pois pelo menos o cigarro não altera a capacidade de diagnosticar doenças e achar soluções em pacientes.

E o que me espera nos próximos dias? Bom, hoje foi meu último dia na parte de Pastry do restaurante, e estarei em Entremetier nos próximos quatro dias. Diferentemente do nível passado, em que fazíamos os especiais do dia e o prato vegetariano nessa estação, no Nível 6 somos responsáveis pela criação do amuse-bouche e do sanduíches do dia. Temos ideias interessantes no meu grupo, e escreverei as mais legais por aqui.

E depois desses quatro dias, vem a prova final. Horas cozinhando, sem tomar água, sem comer, sem parar, sem sentar, para uma banca que avalia a sua comida. Uma banca de chefs, bloggeiros famosos, food writers e outros entendidos do nosso mundo. Interessante, né? Bom, sexta que vem eu junto os cacos que sobrarem e escrevo como foi.

5 comments:

Luiza said...

que delícia, fiquei até emocionada!!
Aproveite muito a última semana e boa sorte na prova, tenho certeza que vai arrasar!
Bjos

Anonymous said...

Py,

Parabéns! Sucesso para você.
Arroz-grude japonês com ume-boshi ou tsukemono é muito bommmmmmmmm.

Marilia said...

Paula querida,
Tenho certeza absoluta que você se tornou uma "chef" especialíssima.
Fortes abraços e muitos beijos comemorativos.
Ma e Edu

vovó said...

Oi Paula, como bem diz, parece que foi ontem, bom sinal que passou rápido e já temos A CHEF na família.

Parabéns por todo seu esforço, dedos machucados, pés doidos, mas o mais importante, você VENCEU.

Beijo grande e carinhoso.

Aproveita bem a formatura junto com sua mãe e o maridão, como diz.

Beijos,

AM.

Anonymous said...

Paula,
Já te achava uma expert natural antes do curso. Mesmo assim, o seu progresso é visível nos seus posts. Parabéns! Espero que vc se divirta muito aplicando seus novos conhecimentos! Bjs, Tatá