Jun 22, 2010

Papardelle com Vegetais da Primavera

Para criar esse prato, a Sarah se inspirou em um papardelle que eu comi na terça passada lá no Café Cluny. Era um hand-made papardelle que tinha um monte de vegetais típicos da primavera, super gostoso.

Em vez de fazer uma simples mistureba de legumes, ela foi green ao pé da letra! (Ai, que brega...). Ah, para essa receita você precisa de uma máquina de macarrão, acho difícil esticar essa massa na mão. Ou compre um macarrão de caixinha e use a dica do caldo e dos legumes.


Massa do Papardelle
5 xícadas de farinha de trigo (all-purpose flour)
1½ colher de chá de sal
6 ovos
6 gemas
6 colheres de sopa de água

Em uma superfície - pia ou mármore - misture a farinha e o sal. Crie um anel com a farinha e no meio coloque os ovos, gemas e água. Incorpore os líquidos à farinha e adicione mais água caso a massa esteja muito seca.

Sove a massa por 8 minutos. Se estiver grudenta, polvilhe um pouco de farinha na superfície e incorpore-a a massa. Quando a massa não estiver mais grudenta, faça uma bola, embrulhe em plástico-filme e deixe descansar por 45 minutos.

A massa será dividida em 8 pedaços. Cada pedaço deve ser esticado em uma máquina de macarrão e ficar com 65-70cm de comprimento. Para isso, deve-se passar a massa na máquina 5 vezes. Corte em 3 pedaços e passe novamente pela máquina até que as tiras tenham 1mm de espessura e 35-40cm de comprimento.

Coloque as tiras em uma assadeira coberta com papel manteiga e deixe secar por 20-30 minutos. Corte as tiras em 4 pedaços de aproximadamente 10cm de comprimento. Essa massa pode ser feita de véspera e guardada na geladeira.

Cozinhe em água fervente com sal. Assim que soltar a massa na água, mexa bem com uma colher para que ela não grude.


Caldo de parmesão
1 colher de sopa de manteiga
1 alho poró (parte branca) picado
1 bulbo de erva-doce picado (na foto)
½ cebola picada
½ cabeça de alho cortada ao meio
700g queijo parmesão em cubos (5cm)
2 ramos de tomilho
2 ramos de salsinha
8 xícaras de água

Derreta a manteiga e adicione alho poró, erva-doce, cebola e alho. Cozinhe até que os vegetais estejam macios. Adicione os cubos de queijos, tomilho e salsinha. Cubra com água e deixe ferver. Reduza o fogo, tampe e deixe cozinhando por 2 horas. Passe por uma peneira e coloque o caldo de volta na panela para reduzir o volume para aproximadamente 2 xícaras. Ajuste o sal.

Para os vegetais, é bem simples: pegue o que quiser. Essa mistura tinha fava beans, pontas de aspargos, ervilhas e abobrinha fatiada bem fina, tudo cozido a parte em água com sal. Para finalizar, duas lascas de parmesão e um pouco do caldo no prato.

1 comment:

Marilia said...

Vou adorar se alguém fizer para mim!
kkkk bjs