Jun 27, 2010

Meu veggie plate: Artichoke Duo

O meu prato vegetariano foi o último do nosso grupo, e eu queria usar alcachofras, já que ninguém tinha usado ainda e é um ingrediente que eu gosto bastante. Fiz um duo de alcachofras inspirado em em receitas do French Laundry Cookbook e do Silver Spoon.


O Artichoke Barigoule que peguei do French Laundry Cookbook é uma simples e leve sopa pedaçuda de alcachoras. Eu fiz pequenas adaptações a receita original. Já a alcachofra recheada do Silver Spoon levava somente pimentões, mas acrescentamos outros ingredientes.

Barigoule de Alcachofras
½ xícara de azeite
6 alcachofras
2 limões
1 cenoura cortada
1 alho-poró, parte branca fatiada
½ bulbo de erva-doce fatiado
3 cebolas
3 shallots (na foto)
5 dentes de alho
2 xícaras de vinho branco
4 xícaras de caldo de legumes
1 colher de chá de sal
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
3 ramos de salsinha
sal e pimenta a gosto

Caldo de legumes
O caldo é bem simples, e se você não quiser usar os cubinho instantâneos é só pegar 1 cenoura, 1 cebola, 1 abobrinha, a metade verde que sobrou do alho-poró, 1 talo de salsão, picar tudo e colocar com água para cobrir em uma panela. Pode-se acrescentar também um pouco de pimenta preta inteira (10 bolinhas), 1 folha de louro, o que tiver por aí. Cozinhe por 1 hora até os vegetais ficarem macios. Triture tudo no liquidificador e passe por uma peneira bem fina, se necessário com um pano de prato limpo dentro dela para filtrar melhor o caldo.

Como limpar alcachofras
Limpar alcachofras e retirar o miolinho é uma tarefa bem chata e que tem muito disperdício. Você vai descascando a alcachofra com uma faca que nem laranja, retira todas as folhas e o que sobra mesmo é só o miolo da base.  Retire todos os "cabelos" com uma colher como mostra a foto ao lado. Cada miolo é cordado em 4 pedaços e deve ser submergido em água com o suco dos 2 limões para que as alcachofras não escureçam.


Barigoule
Em uma panela funda - mais ou menos 4 litros, para caber tudo - esquente o azeite. Jogue na panela a cenoura cortada em fatias, o alho poró, a erva-doce, as cebolas e shallots picadas e o alho. Cozinhe por 5 minutos até soltar o aroma, mas não pegar cor.

Adicione os pedaços de alcachofra e cozinhe por 10 minutos. Junte o vinho branco e deixe reduzir em 50% o volume do vinho para que todo o álcool evapore. Refogue o caldo de legumes e complete com água para cobrir, caso necessário. Adicione por fim o louro, tomilho e salsinha. Assim que ferver, reduza o fogo e cozinhe por 30 minutos, ou até todos os legumes estarem macios.

Para servir, retire o alho, louro, tomilho e salsinha e ajuste o sal e a pimenta.

Alcachofras Recheadas
8 alcachofras
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de azeite
2 shallots (ou 1 cebola) picadas
10 cogumelos brancos picados
2 pimentões amarelos picados, sem semente
300g de queijo de cabra
100g de pignole torrado
sal e pimenta a gosto
parmesão para gratinar

Alcachofras
Corte o talo da alcachofra para que depois ela fique parada em um prato. Elas são cozidas inteiras em água com sal e um pouco de suco de limão para que elas não escureçam. Para saber se elas estão cozidas, pegue uma faca e espete o fundo da alcachofra. Você sente como se estivesse cortando uma batata cozida.

Depois de cozidas, é só puxar o miolo com os dedos. Retire o suficiente para recheá-las, e principalmente para conseguir retirar (com uma colher) os "cabelos" da alcachofra.

Recheio
Em uma panela, esquente o azeite e refogue shallots (ou a cebola) até murchar. Adicione os cogumelos picados e cozinhe por 5 minutos. Adicione o pimentão e cozinhe até tudo ficar bem macio.

Retire do fogo e adicione o queijo de cabra. Ajuste o sal e, por fim, coloque os pignoles. Recheie as alcachofras e polvilhe um pouco de queijo parmesão. Leve ao forno 200ºC por 5 minutos para que o queijo fique douradinho.

3 comments:

Marilia said...

Nham!!!!

Luiza said...

Que delícia!! Adoro alcachofras!
Qual foi seu favorito?
Bjos!

Ana said...

Que delícia!!! Vou dizer que nesse quase um ano em que virei vegetariana, poucas coisas me deram tanta água na boca! Entrou para a listinha das coisas que vc precisa fazer quando vier ao Brasil, rssss. Beijocas, querida! Bo