Jun 19, 2010

Falafel de Fava Beans com Pita e Purê de Beterrabas

Queridos vegetarianos, simpatizantes e comilões em busca de refeições com menos carne. Eu não virei vegetariana, mas como disse antes, passarei 4 dias em uma estação do restaurante L'Ecole responsável pelo Chef Special e também pelo Vegetarian Special of the day.


O primeiro veggie special foi comandado pela Naz, que dessa vez tentou explorar um pouquinho algumas receitas que tinha em casa. Como trabalhamos em duplas, eu fui ajudá-la com essa criação que eu adorei. As receitas estavam em inglês, e eu não sei exatamente a tradução de tudo. Qualquer comentários sobre erro e correção são bem vindos!

Falafel
250g de Fava beans (na foto ao lado)
6 folhas de menta
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
½ colher de chá de pimenta cayenne
½ colher de chá de cominho
½ chilli vermelho
2 colheres de chá de raspas de lima da pérsia (ou o limão verdinho mesmo)
1 colher de chá de farinha de trigo

Descasque os feijões. Misture todos os ingredientes menos a farinha num processador de alimentos. Desligue o processador, coloque a farinha e misture com uma colher até incorporar. Faça bolinhas com uma colher de sorvete ou quenelles com duas colheres e frite em óleo vegetal quente 375ºF (190ºC).

Pão Pita
216g de farinha para pão (bread flour)
4g sal
1.6g fermento fresco
18g açúcar
85mL água
17mL leite
½ ovo
20g manteiga derretida

Misture todos os ingredientes num mármore ou mesa. Sove a massa por 10 minutos e deixe descansando por 1 hora. Faça bolinhas de 35g (8 bolinhas por receita). Amasse em formato de disco com 5mm de espessura e marque numa grelha quente. Asse por 5 minutos em forno 400ºF (200ºC) antes de servir.

Purê de beterraba
3 beterrabas
½ cebola
pimenta preta inteira
sementes de cominho
3 folhas de menta
azeite de oliva extra virgem
1 folha de cominho
sal a gosto

Faça um sache para a pimenta e o cominho. Descasque as beterrabas e coloque em uma panela com água para cobrir junto com o sache. Quando as beterrabas estiverem macias, escorra a água, retire o sache e bata as beterrabas no liquidificador com as folhas de menta, um fio de azeite, cominho e sal. O purê deve ser servido frio.

Molho de iogurte
500g iogurte natural tipo grego
suco de 1 limão
3 folhas de cominho picadas
1 pitada de açúcar

Misture todos os ingredientes.

2 comments:

Marilia said...

Gostei muito! Vou anotar!
bjs

Anonymous said...

Oba! Receitas vegetarianas!!! Vou testar pro Dani!!! Um beijao com saudades da Nadine e da Luana :)!