Jun 16, 2010

As sobremesas

Uma das coisas legais de poder trabalhar no restaurante da FCI é que, dependendo do chef, há espaço para inovar e criar alguns pratos. Na estação Entremetier, os alunos são responsáveis por criar um prato para vegetarianos. Para alguns pode ser meio mala, mas eu acho que é um desafio bem interessante fazer uma comida gostosa adaptando às necessidades de cada um.

Hoje acabou o primeiro rodízio de Pastry, e começamos em Entremetier amanhã. Primeiro rodízio pois a partir de quinta-feira somos oficialmente alunos do sexto e último nível, e as estações voltam a se repetir. Passaremos de novo por todas as etapas do restaurante, mas com pratos mais elaborados.

Mas voltando a Pastry, no meu grupo combinamos que cada um ia trazer uma receita e fazer uma sobremesa "Chef Special" todo dia.

A primeira sobremesa foi da Sarah, uma tart tatin de pêssego com calda de caramelo queimado e sorvete de pistache, inspirada em uma sobremesa que ela comeu em Provence.


A minha sobremesa foi a segunda e no dia do jogo do Brasil. Resolvi dar um toque brasileiro e fazer uma pavlova com sorvete de maracujá bem amarelinho, suspiro, chantilly e compota de frutas vermelhas. 


Eu me diverti muito fazendo o o sorvete, tirando o trauma de sorvete caseiro meio gelinho que eu fazia em casa quando era criança. A mistura é bem fácil de se fazer e veio do [Epicurious], mas o grande segredo é a máquina de sorvete que fica lá na cozinha do L'Ecole.

O resto era também uma combinação de um simples merengue que virou suspiro, chantilly com um toque de sal para quebrar o doce da composição e uma caldinha de morango, amoras, framboesas e blueberries.

A Naz, uma amiga turca, resolveu fazer algo bem típico americano e fez doughnuts recheados com calda de apricot, geléia de morango e geléia de limão, acompanhados de uma calda de chocolate amargo com café.


O Gannon fez hoje a última sobremesa, que era um summer pudding. Fatias de brioches são intercaladas com algumas frutas - no caso frutas vermelhas, que estão super em alta com a primavera e a mistura fica de um dia pro outro na geladeira.


Amanhã começam as invenções para os vegetarianos. Quem sabe não acabo aprendendo alguma receita legal para aqueles convidados que não aguentam mais comer lasanha de espinafre com ricota!?

2 comments:

Marilia said...

Nossa adorei!
Queria experimentar todas.
Gostei da idéia dos vegetarianos tb. Tenho algumas amigas nesse departamento.
Aguardo anciosa.

Juliana said...

Nossa! Super Looking forward para a parte dos vegetarianos! Esse eh o meu departamento neh? E nada deixa meu estomago mais feliz do que um prato veggie com criatividade e muito sabor - pq realmente essa historia de que toda comida veggie eh sonsa eh uma lenda urbana que precisa acabar urgentemente! xx