May 18, 2010

O preparo do buffet

O que acontece nas minhas aulas que eu ando tão sumida?

Vamos lá: nesse momento escrevo da FCI - e por isso meu post está sem acentos. Eu pretendo consertar em breve, mas não queria perder as ideias (update que você percebeu, já arrumei). Estou aqui até um pouco mais tarde, pois estamos organizando nosso buffet. Mas eu preciso começar do comeco pra chegar no dia de hoje.

O nivel 4 é dividido em 3 grupos: family meal, production e buffet. Nossa sala também foi divida em 3 grupos, cada um começando em uma etapa. Em family meal, você aprende a cozinhar em volumes gigantes para alimentar toda a escola e suas 350 bocas famintas diariamente. Parece bobo, mas como usar os temperos e proporções em grande escala é uma coisa bem interessante. É também importante saber como manter tudo isso de comida - e que comidas preparar! - levando em consideração as condições em que elas serão armazenadas. Como ninguém come ao mesmo tempo, você tem que levar em conta que a comida fica preparada e pode esperar até 1hora para ser servida. E tem que lembrar que o peixe frito pode ser delicioso, mas vai ficar todo empapado se for mantido em banho-maria por muito tempo.

Production poderia ser bem entediante, mas demos sorte. Como o próprio nome diz, é onde se faz toda a parte da produção para o restaurante da escola. O [L'Ecole] é como um restaurante qualquer, mas os alunos são responsáveis pela comida. Vantagem? A gente aprende e qualquer um come por menos, pois não há o repasse do custo da mão de obra dos cozinheiros. Production, então, se responsabiliza por pegar um peixe e deixar os filés prontos e sem espinhas, em limpar a carne do excesso de gordura e de fazer muitos e muitos caldos (de galinha, carne, o que vier pela frente). A nossa "sorte" foi que a chef responsável nos deixava a vontade para testar algumas receitas com pedidos extras de carne, e fizemos de pastramis a cookies e granola no nosso tempo extra.

E agora estamos na última etapa, em que o nosso grupo é responsável por fazer um buffet sofisticado para 50 pessoas, que são basicamente todos os chefs da escola. Os outros dois grupos escolheram como temas "O Sul da Franca" e "A primavera na Costa Leste". O nosso tema é "Asia", e tentamos pegar diferentes pratos de diferentes regiões e países. Tem de tudo, de bolinhos de peixe, linguicas chinesas - sim, a gente que faz! - até sorvete de feijão japonês, bubble tea e a receita de curry pan da minha avó (na foto abaixo, esperando para ser frito).

O legal disso é que a gente tem a oportunidade de lidar com ingredientes que não usamos com frequência, fazer coisas diferentes ou experimentar receitas curiosas. O aprendizado é fantástico e novamente demos sorte com o nosso chef. Ontem tivemos um "tour" por Chinatown com ele em busca de ingredientes exóticos que não conseguiriamos encomendar no estoque da escola. Comprei coisas que nunca vi na vida, e até ingredientes tóxicos! Há uma castanha que se chama candle nut. Ela é um dos ingredientes do curry - porque curry não é uma especiaria, mas sim um mix de muitas - e se consumida crua, pode ser faltal. Afe!

Estamos todos ansiosos e com uma lista gigante de tarefas para amanhã e quinta. O buffet será apresentado na sexta, tomara que dê certo. E espero contar com a boa vontade de alguém para tirar fotos para mim.

5 comments:

Marilia said...

Sucesso querida.
Adorei ler os detalhes desta fase.
Beijos grandes,
Ma

Luiza said...

Que delícia!
Mas não quero nada fatal! rs...
Boa sorte, tenho certeza que será incrível e depois queremos notícias!
Beijinhos

Be happy! said...

Oi, Paula!!! Td bem? Vc foi muito bem cozinhando para aquelas crianças carentes. Lembrei da minha infância no interior do Espírito Santo comendo arroz doce, sopas frescas e deliciosas que as merendeiras da escola da prefeitura nos preparavam. Ao contrário desses suquinhos em caixinhas e bolinhos que envio para meus filhos todos os dias como lanches na escola, que por muitas vezes tentei melhorar com elementos frescos e acabou não dando certo. Eles querem igual ao que o amiginho leva. O que fazer?!

Juliana said...

Como dizemos no teatro.
Muita merda na sexta ;-)
Ju

Gi said...

Estava mesmo com saudades de post, mas foi ótimo saber que essa fase está sendo tão cheia de aprendizados! beijos