May 20, 2010

Menu Project

Uma das nossas etapas é criar um Menu Project, o que de todas as fases é a que mais lembra um projeto de conclusão de curso. Ele é composto por divesas partes: tema e dissertação sobre ele, escolha e pesquisa de um ingrediente, criação de pelo menos 4 pratos com 1 pareamento de vinho e 1 cálculo de custo.

E pra tirar isso da minha frente, eu decidi fazer logo e não passar a madrugada da véspera da entrega no Fedex imprimindo as coisas. Esse também é um dos motivos do break nos posts aqui, pois eu passava exaustivas horas na cozinha ou no computador.

E qual o meu tema? Algo que você vê assim que olha pra mim: Brazilian Japanese Cuisine, a hundred years of samba and soba.

Foi uma experiência muito interessante, pois elaborei um cardápio em cima de pratos que minha avó fazia, ou então em coisas que eu lembrei da minha infância com meu diitian no sítio. As mexericas de lá, os peixes que ele trazia das pescarias e o curau da estrada foram algumas das inspirações pro meu cardápio. Isso misturado ao picadinho brasileiro, um franguinho assado e brigadeiro fizeram parte de muitos jantares aqui em casa e algumas tardes na cozinha.

Meu ingrediente foi leite condensado, expliquei brevemente sobre a sua descoberta, evolução e história no Brasil e no mundo, e usei em duas sobremesas. Meus vinhos - na verdade, bebidas - foram alguns que tomamos em viagem, o vinho do casamento, o vinho da viníloca da lua de mel e uma infusão de Sagatiba com pickles de ameixa japonesa. Ah, e um chá verde pra acompanhar a sobremesa.

E hoje ele chegou de lá da Apple e seu mundo mágico em que você cria um foto-livro, manda pra eles e o livrinho chega na sua casa. Até mandei fazer uma cópia extra pra guardar.

Ufa. Agora é só pensar no buffet de amanhã.

3 comments:

Juliana said...

Eh logico q eu quero uma copia desse pdf! Me manda? x

Luiza said...

Nossa, que máximo! É claro que eu tb quero!!!
E concordo, o tema não podia ser mais a sua cara...rs
Beijinhos

Gi said...

Simply stunning!
Amei o menu e toda sua elaboração...
também faço parte do fã clube! beijos