May 2, 2010

Franguinho nosso de cada dia

O mundo hoje é gordo e há lugares em que isso fica ainda mais evidente. Todos conhecem o estereótipo do americano rechonchudo, mas o problema da obesidade é acompanhado da má nutrição. Jamie Oliver em seu novo programa [Food Revolution] mostra como vários dos alimentos favoritos entre adultos e crianças tem ingredientes de baixa qualidade e são combinados formando uma refeição completamente desbalanceada. O que as vezes acaba acontecendo é que as pessoas que já tinham consciência disso assistem ao programa e se chocam, mas os que não ligam pra isso mantêm os mesmos hábitos alimentares. Muito triste.

Mas assim como Jamie Oliver, há outras pessoas que tentam fazer a sua parte e acreditam que o trabalho de formiguinha pode sim mudar o mundo. Há alguns meses eu conheci a [Seeds in the Middle], uma ONG que tenta mudar um pouco a vida de alunos de uma escola de um bairro muito pobre do Brooklyn. As atividades envolvem um jardim com legumes, futebol, passeios de bicicleta e a conscientização da importância de uma alimentação equilibrada. Segue um trecho do site deles:

"In NYC, two out of every five children elementary school are overweight. Central Brooklyn is identified as one of three neighborhoods in NYC with the highest obesity, diabetes and heart disease rates, meaning even more children and adults are overweight than the city average. A third of the adults in Crown Heights is overweight. One out of eight has diabetes; and the neighborhood has the highest rate of deaths from heart disease between the ages of 54 and 65 in NYC."

E considerando tudo isso, eu fui fazer uma apresentação sobre como uma refeição pode ser balanceada e custar tanto quanto um jantar de junk food. Eu e mais duas colegas da FCI saimos da aula e fomos cozinhar para um pouco mais de 40 pessoas, dentre elas muitas mães que cuidam sozinhas de seus filhos trabalhando em dois ou três lugares diferentes, crianças que cuidam de seus irmãos menores e alguns pais e professores.

Como a idéia era fazer algo simples, rápido, fácil e barato, escolhemos frango assado com legumes. Para reduzir custos, explicamos como você pode obter 8 pedaços de um frango inteiro (um frango inteiro custa em média $4 na região), mariná-lo com mostarda, óleo, um pouco de abacaxi em calda e assar no forno. Junto com o frango, colocamos alguns vegetais que não são tão caros, como batata, abóbora, tomate, cebola e cenoura.

Ainda aproveitamos para mostrar como as sobras de um jantar podem virar o jantar do dia seguinte fazendo uma sopa - usando os ossos para o caldo e desfiando um pouco do frango, adicionando também as sobras dos legumes.


As receitas eram bem simples e podem ser adaptadas com o que se tem em casa. As crianças maiores nos ajudaram a cortar os legumes, e uma delas disse que faria para o jantar num dia em que sua mãe chegasse mais tarde.


O legal foi que recebemos o apoio da FCI, e todos os alimentos foram doados para o evento. E quando eu estava já super cansada de cozinhar o dia todo, fui surpreendida com esse cartaz muito fofo. 

3 comments:

Luiza said...

Que lindo, fiquei com os olhos cheios d`agua!
Bjos

Marilia said...

Simplesmente o máximo!! Deve ter dado um trabalhão mesmo, mas gratificante.

Nadine said...

Que legal este trabalho Paula!!! Parabens pela iniciativa!!! E que fofo mesmo o cartaz que eles fizeram!!! bjao