Apr 15, 2010

A sopa com tofu

Faz um tempo eu fui àquela demonstração da Lee Ann em que aprendi que o tofu tem mil e uma utilidades, e que funciona como um ótimo substituto para o creme de leite. Hoje resolvi colocar em prática o conhecimentdo adquirido e me livrar de um monte de coisa que estava meio estragando na minha geladeira. Não tem jeito, fim de semana chegando eu sei que elas ficarão até segunda-feira abandonadas no ar frio.

Tinha ali uma cenoura, meia cabeça de couve-flor meio velha, espinafre murcho e um tofu que ia estragar em breve. Sem contar a enormidade de frangos que invadiu minha geladeira nos últimos meses, e foi pra panela também. A tudo isso adicionei uns dentes de alho e uma cebola, coisa que sempre tenho pela casa, e umas ervas desidratadas que estavam pelo armário. Qualquer coisa mesmo, um punhado de estragão que comprei para fazer Hollandaise, pitada de pimenta, sal, água e pronto! Esqueci e deixei cozinhando.


Duas horas depois, coloquei o tofu no liquidificador com um pouco do caldo da sopa, triturei, e logo depois foram todos os vegetais. Ok, a consistência não fica a mesma, então vem o segredinho das aulas: 1 colher de manteiga derretida para 1 colher de farinha de trigo, mistura e vai pra sopa. É só deixar ferver misturando que a farinha engrossa a sopa e não empelota.

Ueba! Agora o freezer que está todo feliz com a enormidade de potinhos de sopa! Pelo menos amanhã meu almoço será bem mais gostoso e light com essa sopinha caseira, pois eu não aguento mais o frango-nosso-de-todo-dia. E o Fê que geralmente não gosta de tofu nem percebeu a diferença =D

2 comments:

Andreas said...

Hmm que delícia!!!
Manda um potinho pela Fedex!!!

Ja fez sopa de cenoura com gengibre? Animal tb.

Adorei sua experiencia.

bjus

Angélica said...

Nossa, adoro sopinhas!!!!!!