Mar 16, 2010

Field Trip: Vietnamita Xe Lua

Incrível como em certos pontos ainda somos bem alienados em relação a diferentes cozinhas. As asiáticas são pouco exploradas no Brasil, e infelizmente sou bem ignorante em relação ao assunto. Nunca tinha ido a um restaurante Vietnamita, meu primeiro Tailandês foi aqui nos EUA, e há tantas outras opções que pouco explorei até hoje. Pra minha sorte, duas das minhas amigas não só são super fãs da culinária asiática como também já estiveram por todas aquelas bandas e me ajudaram muito ontem.

Saimos para jantar em Chinatown, no Xe Lua, um vietnamita bem recomendado e com boas críticas. Fica perdido no meio de bugigangas, frutas baratas vendidas em camelôs e mercados de peixe. Os garçons são prestativos e dispostos a explicar os pratos, e o custo benefício é surpreendente para o padrão de NYC: divimos uma entrada em quatro pessoas, cada uma comeu um noodle gigante acompanhado de bebidas diferentes e a conta saiu em $15 por pessoa.


Eu pedi um Pho, que é descrito como Rice Noodle Soup (caldo com macarrão a base de arroz e legumes ou carnes). Além disso, a entrada tinha um lindo mix de rolinhos primavera, carne, frango, porco e camarão, e vinha acompanhada de uma "folha" de massa de arroz meio transparente para você montar seu roll na mesa. Muito gostoso e divertido, sem excesso de pimentas como eu esperava que fosse. Pelo contrário, um tempero muito agradável - e a pimentinha estava presente ali a parte na mesa para quem quisesse.


Para combinar com tudo, uma amiga pediu uma bebida que tinha feijão doce com leite de coco e eu pedi um smoothie de abacate, que lembra nosso creme de abacate brasileiro. E qual a surpresa ao descobrir que o café é acompanhado de leite condensado! Uma pena que com a tigelona de macarrão eu não tinha espaço nem pra um cafézinho no meu estômago, mas com certeza voltarei lá um dia.

5 comments:

Dea said...

Uau, que delicia!!! Qdo vc for me chama!! Já tinha ido a um vietnamita mas esqueci o que comi...

Marilia said...

Já fui a um vietnamita que me lembre.A coida foi bem boa,mas mais que tudo interessante. foi em Paris, com a Mariinha e seu marido, lembra deles?

Gi said...

Que delícia! Também sou muito fã de comida asiática e os pratos eram lindos e parecem deliciosos. :)

Luiza said...

é, a minha experiência não foi tão boa assim..rs

π said...

Lu, te levo lá na próxima visita para tirar o trauma!