Mar 9, 2010

Cake!

Essa semana temos uma breve introdução ao mundo de pastry. Começou ontem com um belo dia de tortas de maçã, de pera com amêndoa (da foto) e quiche Lorraine, tudo feito em aula e que virou o jantar de ontem.


E hoje para continuar a semana, tivemos que fazer um bolo. Interessante como a massa é fofinha e leve e não tem adição de fermento. O ovo é bem misturado e tem uma grande incorporação de ar em cima de uma panela com vapor (meio banho-maria). Isso cria uma "espuma" que sustenta o bolo chamado Génoise. Dá um trabalhão, mas a massa fica fofinha e bonita.

E para incrementar o bolo, aprendemos também o Buttercream. A base é feita com 600g de man-tei-ga, 6 gemas, 300 g de açúcar e 100mL de água, e aromas, frutas e caldas podem ser adicionados posteriormente . Tudo isso vai dentro de um bolinho de 15cm de diâmetro, então se você come 1/8 do bolo, comeu 75 gramas de manteiga! Chega a me deixar até um pouco enjoada só de pensar, e agora entendo porque os bolos daqui são tão pesados na balança e no jeans.


Para quebrar o sabor da massaroca, eu usei como recheio do meu bolo uma mistura de buttercream com geléia de apricot que é azedinha, e para a cobertura usei buttercream com calda de chocolate e cacau ralado. Também escolhi colocar o mínimo de firulas de decoração possível, pois quanto mais decorado, mais pesado o bolo fica. E levei a sério o conselho do chef: "Less is more, don't make a yuk on top of your cake!"

A engenharia ainda deu o toque final para transformar um pedaço de papelão em caixa para o transporte até a minha fisioterapia, onde 3/4 do bolo foram devorados. Calma que até o final dessa semana ainda vem mais guloseimas!

3 comments:

Dea said...

Nossa mesmo com tanta manteiga (ou quem sabe por causa dela) parece delicioso!!! adorei sua escolha de sabores, AMO damasco!!! teria adorado provar!!

Marilia said...

Fala sério!!! Minha boca ficou toda aguada a medida que lia!
Acho que terei que atacar alguma doceira qdo voltar a SP (estou em Ribeirão filmando a semana toda...)
Bjs

Gi said...

Geeente, que sonho essa sua semana de pastries. O bolo parece uma delícia. Adoro a idéia do "less is more" na decoração.