Feb 2, 2010

E as aulas começaram

Recebi algumas mensagens pelo meu sumiço e ausência de comentários sobre o primeiro dia de aula. Acho que a falta de prática de ficar prestando atenção em um professor - ops! chef - e a ansiedade pelo que vinha me deixaram extremamente exausta. Fui dormir às 21h ontem e capotei até hoje de manhã. Nossa, não dormia tão cedo desde a época da novela Carrossel.

Mas então, vamos lá a contar como foi, já que já consegui acabar a minha lição para amanhã. Pra mim foi muito legal, mas se eu fizer uma descrição da aula será SUPER mala pra grande maioria dos leitores. O primeiro dia de aula se resumiu a muito lululu e blêblêblê para memorizar os termos em francês. Acredita que dá para cortar uma cebola, uma mísera ce-bo-la em 3 jeitos (franceses) diferentes? E a cenourinha sem graça também pode ter 4 tipos de cortes? E picar cebolinha e salsinha, ou repolho e tomate tem nomes diferentes também?

E o saldo da aula foi muito nome francês, 6 horas escrevendo os nomes franceses no final de semana anterior a aula e oito (de 24) pessoas com leves cortes em dedos desacostumados a usar super facas afiadas. Ah! Isso é BEM legal, pois não só tem uniforme estiloso com os botões duplos e meu nome estampado, como temos também um kit completíssimo de utensílios.

E as pessoas? A sala ainda é bem quieta, mas a grande maioria tem backgrounds diferentes entre si. Há uma francesa que foi transferida de Paris para NYC, era auditora e se cansou da vida. Tem uma ex-professora de primário que cansou de crianças. E tem até um londrino ex-banqueiro que se cansou do banco e do próprio país. A mistureba é muito interessante, e tem bem menos gente esquisita do que eu esperava. Afinal de contas, todos estão em busca de algo parecido, que é cozinhar como profissão.

Ah, e não, ainda não comi nada de muito interessante. Amanhã e depois as aulas serão em stocks e sauces (algo como caldos e molhos). Pelos primeiros 3 meses as aulas serão de técnicas mais básicas e com provas teóricas semanais. Ou seja, não tão interessantes ao leitor, mas eu continuarei em breve com as próximas novidades.

No comments: