Feb 11, 2010

Demo: André Soltner

Demos são demonstrações bem legais que acontecem depois da aula. Vem um chef, faz um monte de comida ali na frente, dá as receitas e uma super equipe de apoio faz as mesmas receitas e distribui como degustação para os que vão lá assistir. O cheiro do anfiteatro é de deixar qualquer estômago roncando, apesar de ter sido em exatamente uma dessas demonstrações que amoleci meu coração por uma lagosta e penso nela toda vez que vejo uma no cardápio.


E hoje teve uma demonstração do chef André Soltner, que depois de ser um chef bambambam em NYC virou um dos professores da FCI. Ele é um velhinho simpático que diz coisas como:

"No meu tempo, os chefs bebiam muito. E para disfarçar, a gente colocava um copo dentro de uma panela. Quando o dono ou executive chef estava olhando, a gente colocava o líquido na "panela", mas ele ia mesmo parar dentro do copo. E aí quando ele virava pro outro lado, a gente bebia o copo todo! Naquele tempo os chefs eram uns bebuns. Hoje não, né?"

"Para saber se um Crème Anglaise está no ponto certo, eu aprendi que a gente tinha que assoprar o creme, ali na panela mesmo, e ver quando ele afundava. Hoje nas Américas se eu assoprar em algum a coisa, vou pro tribunal!"

E a parte legal disso - além de aprender a fazer uma entrada + prato + sobremesa de alguém famosão - é que as demonstrações sempre são abertas ao público. Então se você estiver numa tarde em NYC meio a toa e quiser comer comida gostosa e ver como ela é feita, é só me avisar!

No comments: