Feb 13, 2010

A alcachofra

Eu nunca fui muito de fazer alcachofra, porque me parecia um trabalho e um volume muito grande pro pouco que sobrava. Sem contar que ela sozinha não tem muita graça, e para ficar gostosa precisa de manteiga, azeite, qualquer coisa que a torna não tão saudável.

Mas aí eu resolvi comprar uma alcachofra e fazê-la hoje à La Blanc, que basicamente é cozinhar em água fervente com sal, óleo, suco de limão e uma pitada de farinha. Dizem que o melhor jeito para memorizar as receitas é fazendo, e já que outra prova vem na terça-feira, estou levando a sério o conselho. Pro temperinho usei um pouquinho de manteiga derretida com azeite, vinagre, pimenta e sal.


E ainda pra aproveitar o que tinha sobrado na geladeira, usei umas lascas de batata da minha lição de casa de ontem. A lição era fazer cocottes: 5cm de batata cortada em um formato de bola de futebol americano com 7 faces. Quem achou que ia comer bem porque comecei a fazer esse curso ainda não ganhou nada. Por enquanto só estou mesmo aprendendo a fazer uma sopa ficar bonitinha. E olha, as cocottes até são bonitinhas, mas tão intúteis!

7 comments:

Ana said...

Aaaaahhhhhhhh.... eu AMO alcachofra! E fiquei aqui, morrendo de vontade! Beijos e boa sorte na prova, querida! Bo

Juliana said...

Py, passei pra dar um oi rapido e dizer que to adorndo o blog novo. x

Anna Maria S. said...

Também não sou de alcachofras, mas adorei o novo visualprofissional da foto.
Sempre em frente.

bjo

Dea said...

Nossa, eu AMOOOOO alcachofra, isso depois de ter tido a primeira experiencia muito traumatica com alcachofra na 6a serie, so depois de anos fui gostar de verdade. Lembre-me de contar a historia no jantar!

Ale said...

Adorei o seu blog! Parabéns! Será que tu poderias postar um tutorial de como preparar as alcachofras? Eu já tentei preparar de várias maneiras, mas não acertei nenhuma delas...rsrs
Não sou profissional, mas amo gastronomia e afins!


Ale

π said...

Obrigada pelo elogio! Escreverei em um próximo post como fiz a alcachofra :)

Marilia said...

hummm... quase senti o gosto da alcachofra.
Temos pensado mutíssimo em v. especialmente quando vemos as comidas por aqui (França) Ontem a noite tiha um farfale com fois gras (maravilhoso) e numa cumbuca ovos pochet com espinafre e creme de Gorgonzola.