Jan 26, 2010

Baking Powder vs. Fermento em Pó

Num dos encontros lá no Brasil, sentei com uma amiga engenheira de alimentos que fez um curso de Pastry (bolos, tortas e doces) aqui nos EUA. Ela trabalhou um tempo com isso, e estávamos conversando sobre a diferença entre os ingredientes americanos e brasileiros. Porque levar uma receita daqui para lá e vice-versa não dava certo, e quais as diferenças que faziam uma torta ou pão desandar.

Primeiro, aprendi que aqui há diferentes tipos de farinha, bem diferentes do que temos nos Brasil. Há a farinha para pão, a de bolos e a "All Purpose". A nossa farinha do Brasil tem uma estrutura mais parecida com as farinhas de pão daqui, que são mais "firmes". E eu sempre tentava usar a "all purpose" pra fazer massa de torta, e ela desmoronava dentro da forma. Hunf!

Há também a diferença no fermento, aquele tipo Royal que a gente usa no bolo. Ele é mais concentrado do que o baking powder daqui, então no Brasil precisa-se de uma menor quantidade para fazer uma massa crescer. E para testar essa diferença, fiz hoje um bolo de milho e dobrei a quantidade de fermento indicada, substituindo-o pelo baking powder.

O bolo ficou maravilhoso, modéstia total a parte! Fica um pouquinho com a textura mais esponjinha de bolos de milho da fazenda, e estou comendo um pedaço quentinho enquanto escrevo este post. E o melhor: não precisa de batedeira nem de prática. Segue a receita:

Bata no liquidificador:
1 Lata de leite condensado
1 lata de milho
4 ovos
100g de manteiga

Junte ao liquido mexendo com uma colher:
1 e meia xicara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento (eu usei 2 colheres de sopa de baking powder)

Coloque a mistura numa assadeira untada.
Leve ao forno 180ºC ou 365ºF por 40 minutos. Pronto!

5 comments:

Ana said...

Opaa!!!! Acho que esse até eu consigo! Rssssss.... Vou tentar!! Bjos

Luiza said...

Boa! No final de semana tento fazer com a Bo e te contamos se realmente qq um pode fazer...rs
Bjos!

Gi said...

Vou tentar tbm no fds! Obrigada pela dica!

Anonymous said...

Qual o tamanho da forma? Tem que pre-aquecer o forno???

π said...

Sim, o forno é pre-aquecido a 180º C e a forma que eu usei era 30 x 20cm e o bolo ficou com 2cm de altura.